ACTIVIDADES

Marvão é uma das mais bem conservadas povoações fortificadas portuguesas e, ao contrário do que foi acontecendo em muitas das aldeias históricas, como Idanha-a-Velha ou Monsanto, conseguiu resistir bastante bem à desertificação.

Situada a norte de Portalegre, no cimo de uma escarpa de 862 metros, a vila de Marvão está integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSM) e merece só por si que se parta à descoberta da região.

Apure os cinco sentidos para disfrutar do universo mágico de Marvão. Misture-se com a paisagem natural do Alto Alentejo e com a cultura alentejana típica desta zona raiana entre Portugal e Espanha. Caminhe através de vales, rios e riachos, pontes romanas e calçadas de pedra ancestrais.

Deguste vinhos alentejanos, prove os enchidos e queijos regionais. Deixe-se perder nesta viagem ao interior rural de Portugal.

Vem Caminhar na Natureza, Relaxar e conhecer a gastronomia local para isso sugerimos as seguintes actividades:

Museu Municipal – Centro de Interpretação do Concelho de Marvão

Caminhadas em Penha de S. Roque

Menir da Meada

Barragem da Apartadura

Praia Fluvial do Rio Sever – Portagem

Cidade Romana de Ammaia

Festa do Castanheiro – Feira da Castanha Data

Segundo fim-de-Semana de Novembro / Anual

Degustação de Vinhos

Piscina do Centro de Lazer da Portagem

Castelo de Marvão

Um passeio a pé pelas ruas empedradas da localidade é a melhor forma de conhecer Marvão. Perca-se no emaranhado de ruas, travessas e escadinhas, aprecie os pormenores arquitectónicos das casas, as portas e janelas e vá subindo até chegar ao largo onde se situa a Igreja de Santa Maria.

 

Aí pode visitar o museu municipal, onde a arte sacra coabita com as roupas e as tradições de outros tempos. Um pouco mais acima encontra o castelo, de onde em dias limpos se conseguem avistar as serras da Estrela, da Gardunha, de São Mamede e terras de Espanha.

 

Depois de apreciar devidamente os encantos da localidade, aproveite para fazer um pequeno passeio fora das muralhas. Desça do Largo do Pelourinho até à Porta da Vila, atravesse a estrada de alcatrão e siga pela calçada até à Igreja e Convento de Nossa Senhora da Estrela, um edifício dos séculos XV-XVIII, que albergou os monges franciscanos. Fronteiro ao edifício fica um cruzeiro manuelino, classificado como monumento nacional. Mais à frente encontra o início da calçada que há séculos liga Marvão a Portagem e que, se ainda não se sentir muito cansado, lhe poderá proporcionar um bonito passeio.

 

Outros locais que merecem uma visita são as ruínas romanas de Ammaia, a Barragem da Apartadura, a Anta da Granja e o Complexo Arqueológico dos Vidais.

Junto do Posto de Turismo de Marvão ou da Região de Turismo de São Mamede encontra informações mais detalhadas e terá acesso aos cinco percursos pedestres marcados pelo Parque Natural de São Mamede.